Drone é testado no combate à dengue em Novo Gama - Imagem / Divulgação
Teste inovador com drone é realizado no combate à dengue em Novo Gama - Imagem / Divulgação

Mutirão de limpeza e vacinação marcam Dia D de combate à dengue


O município de Novo Gama realizou neste domingo (20) o Dia D de Combate à Dengue, uma ação conjunta para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A novidade desta edição foi a utilização de um drone para pulverizar inseticida. 

O mutirão foi concentrado no bairro Lago Azul, onde os moradores puderam descartar materiais como pneus, plásticos e vidros que acumulam água e podem servir de criadouro para o mosquito. O ponto de coleta foi montado ao lado da Igreja Católica Perpétuo Socorro.

Além da coleta de materiais, equipes de limpeza percorreram as ruas do bairro, distribuindo panfletos com orientações sobre o combate ao vírus. Também foi oferecida vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos.

Moradores descartam materiais que podem servir de criadouro para o Aedes Aegypti
Moradores descartam materiais que podem servir de criadouro para o Aedes Aegypti

O teste do drone foi realizado como uma forma de avaliar a eficiência do equipamento no combate ao Aedes Aegypti. 

O drone, que tem capacidade para transportar 45 litros de inseticida, é utilizado originalmente para pulverizar agrotóxicos entre outros insumos em lavouras e hoje foi usado em fase de teste para realizar o fumacê. Por conta da sua capacidade, pode pulverizar uma área maior e em menos tempo do que os métodos tradicionais.

"Esta ação é muito importante para o município e para todo o Distrito Federal", afirmou o prefeito de Novo Gama Carlinhos do Mangão. "Os dados alarmantes de dengue continuam subindo, e precisamos unir esforços para combatê-la", completou.

A Prefeitura de Novo Gama ainda avaliará os resultados do teste do drone antes de decidir se o equipamento será utilizado em ações futuras.

Serviço