Dia D da Vacinação pretende compensar atraso na campanha de imunização da Secretaria de Saúde do DF, que vai até o dia 31 de maio


Hugo Barreto/Metrópoles
A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) no Distrito Federal, que teve início no dia 19 de março, terá uma nova etapa a partir desta quinta-feira (11/4), com a chegada de 76 mil novos imunizantes do Ministério da Saúde (MS) à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A relação atualizada dos postos de vacinação no DF pode ser conferida no site da SES-DF.

Dados divulgados pela pasta na última terça-feira (9/4) dão conta de que foram aplicadas 127.735 doses da vacina desde o início da campanha de vacinação no DF, seis dias antes dos demais estados da federação. O número corresponde a uma distribuição de pouco mais de 48% da oferta inicial de vacinas, mas apenas 11.53% do grupo prioritário do DF.

Com os 334 mil imunizantes recebidos pela SES-DF do governo federal em março, soma-se um total de 410 mil doses destinadas para a população do Distrito Federal. Desse total, até hoje foram distribuídas apenas 264 mil vacinas para a rede pública do DF. De acordo com a Secretaria, o público prioritário da vacina, que atualmente conta com mais de 18 segmentos, corresponde a um total de 1.108.087 pessoas.

São membros do grupo prioritário crianças menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, profissionais das forças de segurança e de salvamento, entre outros. A lista completa você pode conferir aqui.

A meta do Ministério da Saúde é de vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo.

Ao Metrópoles Secretaria de Saúde do Distrito Federal disse que a campanha de vacinação está de acordo com o próprio cronograma formulado para o DF desde março e, como os novos repasses do MS, espera-se pode atingir os objetivos até o final da campanha, em 31 de maio.

Com informações do Metrópoles - Luciano Arcoverde