A iniciativa está prevista para começar a partir da próxima segunda (12), quando 5.300 estudantes de escolas de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem
A manhã desta terça-feira (6) foi marcada pelo lançamento da terceira edição do projeto Em um Piscar de Olhos, que vai oferecer atendimento oftalmológico gratuito a estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. A cerimônia ocorreu na Escola Parque Anísio Teixeira (Epat), em Ceilândia.
A atual edição da iniciativa conta com apoio do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), que destinou R$ 1 milhão ao projeto, por meio de emenda parlamentar. Realizada em parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Instituto Desponta Brasil, o projeto está previsto para começar a partir da próxima segunda-feira (12), quando 5.300 estudantes de escolas da rede pública de ensino de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem.
“A realização gratuita de exames oftalmológicos para os estudantes do DF é uma iniciativa fantástica e muito importante para a saúde ocular e o bem-estar das nossas crianças e jovens. Com projetos como esse, garantimos que essas dificuldades sejam detectadas e tratadas o mais cedo possível”, comenta Negreiros.
Atendimento
Ao realizar a pré-avaliação, será inserida ao cadastro do aluno a recomendação ou não de exame completo, sendo que aqueles que apresentaram algum erro refracional serão encaminhados para a realização de atendimento com médico oftalmologista, em consultório volante, através de mutirão. Os mutirões de consulta oftalmológica, bem como de escolha dos óculos, irão atender todos os alunos que, após a pré-avaliação de capacidade visual, forem eleitos à consulta.
Todos os alunos que tiverem a prescrição de receita emitida pelo médico oftalmologista, terão acesso aos óculos. Haverá uma equipe de consultoria óptica, que disponibilizará, no mínimo, 10 diferentes modelos de armação (entre formatos e cores) para que todos os alunos elegíveis para uso de óculos possam escolher aquele que melhor se adapte ao formato do seu rosto. A entrega dos óculos está prevista para ser feita no mês de outubro.
Segundo a Secretaria de Educação, a pré-avaliação ocular utiliza o “Spot Vision Screener”, um equipamento portátil capaz de detectar problemas de visão em pacientes a partir dos seis meses de idade. No ano passado, a iniciativa entregou 413 óculos a crianças da rede pública do DF com problemas na visão. Durante a segunda edição do projeto, mais de 8 mil estudantes de 47 escolas do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas receberam o atendimento oftalmológico gratuito.
0Comentários